Pisando Ovos

Violeta Vilas Boas
(Rio de Janeiro – RJ)

17/06 (domingo) – 20h

link do evento

Pisando Ovos é um texto poético escrito pela artista, durante a pandemia. Num momento em que nos isolamos na cidade, a localidade desta criação se conecta menos com o espaço externo – público – da cidade e mais com o universo interno, de cada ser.

As imagens, sensações e sentidos evocados pelo texto ganharam espaço, corpo, movimento e som. Literalidade e subjetividade se alternam e se retroalimentam, tanto no texto como nas imagens, formando camadas de sensações, emoções e significados.

Esta vídeo-criação utiliza recursos sonoros e de descrição para que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam acessá-lo e terem experiências aproximadas.

EXIBIÇÃO NO CANAL DO YOUTUBE DA CIA. ARTESÃOS DO CORPO
FICHA TÉCNICA:

Criação e performance: Violeta Vilas Boas
Texto e narração: Violeta Vilas Boas
Cenografia e fotografia: Violeta Vilas Boas
Colaboração teatral e de movimento: Patrícia Selonk
Vídeo-criação: Violeta Vilas Boas

SOBRE O ARTISTA:

Violeta Vilas Boas é artista, designer, arquiteta e urbanista.
É bailarina pela Escola Angel Vianna e, por 14 anos, pesquisa sobre ações artísticas em espaços públicos e suas relações com o habitante e a cidade, sendo Doutora em Urbanismo pela Universidade IUAV de Veneza e UFRJ.
É criadora e realizadora de projetos artísticos, performances e vídeo-criações, tais como: “Pisando Ovos” (2021), “Luz” (2021), “Tempo” (2019) e “Expressando Cidades” (2018-20). Desde 2020, desenvolve o projeto artístico “Ovo.Lar”, que recebeu o Prêmio Respirarte da Funarte 2020, e que segue em desenvolvimento.
É criadora e realizadora da oficina Roteiro de Sensibilização Urbana e do Curso de Fotografia Sensorial, este em parceria com o fotógrafo Thiago Ripper.

Duração: 6 minutos
Classificação: livre