Oficinas

O Anarquitetônico – Dançando a Cidade Inacabada
Professor: Paulo Emílio Azevedo – Cia Gente (Rio de Janeiro-RJ)

30/04 (sábado) – 11h-16h 

vagas: 20 alunos
onde: Oficina Cultural Oswald Andrade   Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Inscrições: https://bityli.com/zIkaYe

Na ação, voltada para performers, pessoas da dança e do teatro, o criador propõe uma série de dinâmicas conectando corpo e cidade, texto e arquitetura, na ressignificação de espaços em diálogo com outros territórios afetivos e estéticos.
*Sugestão: usar calça e camisa de manga comprida e joelheiras se tiver.

Sobre: Paulo Emílio Azevedo é Professor Doutor em Antropologia do Corpo, tendo, dentre suas pesquisas, a cidade e as possibilidades de produção no espaço urbano. É fundador da Rede Cia.


Performance Fugaku
Professor: Toshi Tanaka  (São Paulo-SP)

Foto: Fábio Pazzini

02/05 (segunda) – 14h-16h30 

vagas: 16 alunos
onde: On-line – via Zoom – a partir do Estúdio Artesãos do Corpo
Inscrições Antecipadas:  https://bityli.com/pYIuCr 

Tocar o corpo e o ar, balançar na onda da terra.
E perguntamos, quando respiração vira vento?
Dança e canto, como se nasce no corpo?
De onde vem e para onde vai o vento?
Escutamos silêncio.  Sentir juntos.
Uma viagem da vida no cosmos.

Sobre: Toshi Tanaka nasceu em Tóquio, em 1960. Criador da performance Fugaku, professor de Do-ho e Seitai-ho, coordena o Jardim dos Ventos e, no momento, realiza o projeto ‘Do céu ultramarino’.


Panorama Atual da Videodança
Professor: Pedro Senna Nunes (Portugal)

09/05 (segunda) – 10h-13h

vagas: 20 alunos
onde: On-line – via Zoom – a partir do Estúdio Artesãos do Corpo
Inscrições Antecipadas:  https://bityli.com/QFVVop

Panorama atual da videodança, como chegar a um público mais vasto e qual o mercado interessado neste gênero. Apresentação e contextualização teórica da videodança contemporânea. Quais as preocupações atuais para a criação/produção de uma videodança, como apostar na difusão do gênero pelo mercado e quais as fases necessárias para atingir uma direção mais assertiva.

Sobre: Realizador, programador cultural e professor na área da criação artística, cinema documental e experimental, Pedro Senna Nunes estudou Cinema, Escrita, Fotografia, Vídeo e Teatro em escolas de Portugal e de outros países da Europa. Co-diretor artístico, com Ana Rita Barata, da Vo’Arte, e co-fundador da Companhia Teatro Meridional e da CiM – Companhia de Dança, co-dirige os Festivais Internacionais InShadow, InArt, InMotion, Olhares Frontais dos Encontros de Cinema de Viana e colabora com o Festival Filmes do Homem. Coordenador pedagógico da ETIC, é doutorando em Artes Performativas e Imagem em Movimento, na Universidade de Lisboa.


Tai Chi Chuan Arte do Movimento que leva à Pausa e à Presença
Professor: Gil Rodrigues (São Paulo)

15/05 (domingo) – 9h30-11h30 

vagas: 50 alunos
onde: Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda
Inscrições Antecipadas:  https://bityli.com/lURcU

Uma aula de introdução ao Sistema do Taijiquan (ou Tai Chi Chuan), Estilo Chen, pelo trabalho de fundamentos (基本功, ji ben gong), base da prática que promove uma profunda transformação do corpo e a descoberta das qualidades do movimento e da presença.

Arte marcial com mais de 400 anos e 21 gerações de tradição,  o estilo cultivado pela família Chen deu origem às cinco principais linhagens praticadas na China e ao redor do mundo. Atualmente, a prática é conhecida em todo mundo e, em 2020, foi incluída pela UNESCO na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Sobre: Educador, professor de taijiquan (tai chi chuan) e estudioso de cultura e artes marciais chinesa há mais de 25 anos, Gil Rodrigues representa no Brasil o Mestre Chen Ziqiang, de quem foi discípulo, fazendo parte da 21º geração da família Chen. Nordestino de Alagoas, formou-se em comunicação social e especializou-se em projetos educacionais e processos participativos para o fortalecimento e desenvolvimento comunitário.