Urbaninhas

Gotas de Vento Faíscam a Terra

espetáculo

Carolina Novelleto
(São Paulo-SP)

16/10 (sábado) – 15h

link do evento

Neste Videodança protagonizado por dezesseis crianças e uma jovem, o ambiente da natureza oferece a possibilidade do reencontro e do reencantamento depois de meses de confinamento pela pandemia. Partindo das perguntas O que você sente quando dança? Como sente seu corpo enquanto dança? e Como você está se sentindo na pandemia?,  as dançarinas viveram a experiência de escutar o próprio corpo, dar voz para seus sentimentos, emoções, brincar com o que a floresta oferecia e de dançar seus imaginários com o desafio de não ter uma coreografia pré-concebida.

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

 

Ficha técnica:

Direção artística: Carolina Novelleto
Direção e edição: Renata Castanhari
Direção de fotografia: Rica Saito
Bailarinas: Alice Castellani, Alice de Almeida Prado Gonçalves, Amora Cardoso Mejía, Cora Oliveira, Elisa Perosa Martins, Julia Castellani, Laís Rodini Zilio, Lia Kalman Lauria Ferreira, Lina Castanhari Schvartzman, Maiara lsw Maia, Manuela Silva Oliveira, Maya Petlik Kassic, Mia Castanhari Schvartzman, Pietra Sereia, Soley, Teresa de Almeida Prado Gonçalves, Teresa Lisboa
Músicas: “In a Silent Way” – Joe Zawinul e Lewis Hahn
“Dança da Selva na Cidade” – Hermeto Pascoal
“Mourinho” – Yamandú Costa e Ricardo Herz
Produção: Humana Filmes
Agradecimento: Alexandre Ignácio Alves

SOBRE A ARTISTA:

Carolina Novelleto é dançarina, coreógrafa e professora. Graduada em dança pela faculdade de Comunicação das Artes do Corpo, PUC-SP, pós-graduanda em Linguagem e Poética da Dança pela FURB. Estuda e pratica Seitai-ho com Toshi Tanaka desde 2001; estudou e foi dirigida por Beth Bastos e Zélia Monteiro. Desde 2003 atua como artista independente, realizando trabalhos solos e em parcerias. Sua pesquisa em dança parte da investigação do corpo-fadiga. Sobre o tema criou os solos “Novidades do Mundo Cão” e “Nós”. Com o segundo estreou como artista convidada da Mostra Metropolis: contenitori di quali continuti? em Roma. Como educadora trabalha dando aulas de dança contemporânea para crianças e de reeducação do movimento para adultos.

Duração: 11 minutos
Classificação: Livre


Sobre as Coisas

espetáculo

Lagartixa na Janela
(São Paulo-SP)

17/10 (domingo) – 15h

link do evento

Dirigido por Uxa Xavier, o grupo Lagartixa na Janela aprofunda desde a sua criação, em 2010, uma pesquisa sobre a dança contemporânea para e com crianças inseridas no contexto do espaço urbano. A própria ideia de deslocamentos e derivas – que fazem parte tanto do universo da infância quanto do grupo – foram afetadas diretamente pela pandemia. É desse impulso da criança de transformar as coisas ao seu redor que a nova performance é feita. Através de ensaios remotos por Zoom sob a direção virtual de Uxa, os performers criaram suas partituras a partir da relação com os objetos que estavam ao seu redor. Após essa etapa da criação coletiva no modo virtual, Uxa foi até a casa de cada performer acompanhada pelo cinegrafista Marcelo Villas Boas e gravou as partituras da criação com destaque para novas aproximações e ângulos. O resultado, que compõe Sobre as Coisas – Coreo-infância em tempos de espera, é um vídeo em que se alterna entre telas do Zoom e as gravações feitas nas casas dos artistas. Estar em casa é re-significar o ambiente com invenções e criação de mundos a partir das relações com objetos. Ativar o corpo memória da espera em diálogo com o universo da infância investigando a partir da pergunta: O que você faz enquanto espera? A participação das crianças nesta criação foi feita por áudios.

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

Ficha técnica:

Direção Artística: Uxa Xavier
Performers: Aline Bonamin, Andrea Fraga, Bárbara Schil, Tatiana Cotrim e Vinicius Brasileiro
Preparação Corporal: Sheila Areas
Figurino: Thelma Bonavita
Vídeo: Marcelo Villas Boas
Abertura do vídeo: Pablo Romart
Trilha Sonora: Zeka Lopez
Vozes das crianças: Ian Fernandes Terra, Ian Schil Rojas, Dom Marques Siniscalchi, Mariana Carolina Diaz Bertotti e Vinicius Rafael Nascimento da Conceição
Fotos: Marcelo Villas Boas
Designer Gráfico: Lídia Ganhito
Produção Geral: Rafael Petri (MoviCena Produções)
Assistente de Produção: Luciana Venancio

SOBRE A CIA.:

Lagartixa na Janela, grupo dirigido por Uxa Xavier, existe desde 2010 e tem como proposta pesquisar o território de criação e pedagogia em dança contemporânea no campo das culturas das infâncias. O grupo que, inicialmente, se reunia para reflexões de experiências e práticas de aula para crianças, abre um espaço inaugural de investigação e pesquisa de linguagem: aprofundar-se nas relações e interfaces entre a dança e o espaço urbano, tendo o universo da infância, a noção de criança performer, a contemplação ao movimento e a delicadeza como eixos de pesquisa e criação. O grupo tem em seu repertório três performances: Poemas Cinéticos (2012), Varal de Nuvens (2014) e Breves Partituras para muitas Calçadas (2016). Criou em parceria com o MUD – Museu da Dança a exposição virtual A Poética dos Encontros. Já foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e Fomento à Dança para a cidade de São Paulo (edições 15, 19, 23 e 28), além participar do Enredanza Bolívia, Enredanza Uruguai, Bienal Sesc de Dança (Santos e Campinas), Circuito Sesc de Artes e Circuito Cultural Paulista. Em parceria com o Teatro Al Vacío (México) foi contemplado pelo Edital Iberescena de Co-criação da performance Breves Partituras para muitas Calçadas, que teve sua estreia em novembro de 2019 na Cidade do México.
Em 2019 e 2020 o grupo foi agraciado com o Prêmio Denilto Gomes de dança, da Cooperativa Paulista de Dança.
Em 2021 lançou o vídeo performance Sobre as Coisas, criado a partir do projeto As Dobras de uma Obra, contemplado no edital de Fomento à Dança – 28ª Edição.
O grupo também ministra ações formativas para educadores, comunidade artística e público infantil com oficinas e vivências, pensadas a partir de suas performances artísticas

Duração: 33 minutos
Classificação: Livre


Maternar

ESPETÁCULO

Karine Souza – Arreios Cia de Dança
(Trairi – CE)

23/10 (sábado) – 15h

link do evento

“Maternar” traz poéticas dançantes acerca dos desafios da maternidade no período do puerpério… É parte das inquietudes que toda Mãe, mulher-puérpera enfrenta. É também uma tentativa de conectar mães com outras mães, compartilhar experiências que só elas entendem e passam…

Um convite a dançar acompanhando o desenvolvimento nos primeiros 1000 (mil) dias de vida dos bebês.

É portal.
Vínculo.
Cura.
Respeitar os processos.
Não ser obrigada a ouvir “Pitacos”.
Abraçar o Caos.
Trajetória de Amor.

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

FICHA TÉCNICA:

Direção artística: Karine Sousa
Produção: Victor Jesus
Gravação: Célio Alves
Edição de vídeo: Erick Dias
Trilha Sonora: Voz de Karine Sousa, ruídos, Brincadeiras (Isadora Canto), Ti Cutucá (Palavra Cantada) Plantadeira (Isadora Canto)
Interprete-criadora: Karine Sousa com participação de sua filha Maitê Costa
Figurino: Karine Sousa
Local de Gravação: Paraipaba – CE
Realização: Arreios Cia de Dança

sobre o artista:

Karine Sousa Costa (CE), 34 anos, nasceu em 06 de outubro de 1986, em Fortaleza – CE, é Mulher Cis gênero, Mãe, Artista Trairiense,  formada no curso de Licenciatura em Educação Física, Técnica em Dança formada pela Escola de Formação e Criação Porto Iracema das Artes – 2017, Associada e fiscal da Associação de Dança Arreios de Trairi – ADAT, bailarina, intérprete-criadora da ARREIOS Cia de Dança (Trairi), coreógrafa e professora da Escola de Dança e Música de Trairi, desenvolve uma dança que cria relações entre as técnicas associadas ao corpo (dança clássica, dança contemporânea, educação somática) onde se entrelaça aos fazeres artísticos, inspirações e composições a partir das vivências e do lugar onde habita.

Duração: 13 minutos
Classificação: Livre


Senhor Tati

ESPETÁCULO

Cia. Artesãos do Corpo  
(São Paulo)

23/10 (domingo) – 15h

link do evento

Sr. Tati é uma criação em vídeo da Cia artesãos do Corpo inspirada no personagem do ator e cineasta francês Jacques Tati, Monsieur Hulot. Como os personagens de Ítalo Calvino, Palomar e Marcovaldo (presentes no espetáculo Sr. Calvino), Sr. Tati é livre em sua forma de pensar a vida, brincar e se deter aos fatos mais simples do dia a dia, revelando absurdos que insistimos em manter.

Em tempos de pandemia, Sr. Tati foi para nas telas do computador e cada artista da companhia recolheu suas impressões dos ensaios anteriores, ao vivo, em que Sr. Tati estava sendo preparado para espaços abertos e criaram novas possibilidades para expressar esse universo tão saboroso que povoam os filmes de Tati: a praia, os jogos de férias, os sonhos e os carrosséis.

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

FICHA TÉCNICA:

Direção: Mirtes Calheiros
Elenco: Dawn Fleming, Ederson Lopes, Fany Froberville, Hiro Okita, Leandro Antonio e Mirtes Calheiros
Pesquisa Musical: Marcelo Catelan e Elenco
Imagens: Elenco
Edição: Ederson Lopes
Montagem: Mirtes Calheiros
Fotos usadas na cena “liberté”: Fábio Pazzini
Arte gráfica: Bruno Pucci

Participações especiais de  Hilda – a cachorrinha e das Galinhas da Dona Edna.

PROJETO REALIZADO ATRAVÉS DO APOIO DO PROAC LAB  48/2020 PJ

SOBRE A CIA.:

Criada em 1999, pela socióloga e bailarina Mirtes Calheiros a Cia. Artesãos do Corpo é formada por bailarinos, performers, atores e pesquisadores de artes cênicas, com o objetivo de elaborar espetáculos e intervenções que provoquem a sensibilidade e a consciência do espectador para temas de interesse no mundo contemporâneo.

Utilizando o palco e locais não convencionais como espaços de atuação a companhia desenvolve uma pesquisa focada na diluição das fronteiras entre dança-teatro-performance e na investigação urbano coreográfica dos processos de influência, alteração e diálogo entre o corpo e a cidade.

Duração: 30 minutos
Classificação: Livre