Urbaninhas

Feito de quê?

espetáculo

Balangandança Cia. 
(São Paulo-SP)

19/06 (sábado) – 16h30-16h40

link do evento

Feito de quê? – primeira temporada –  são quatro episódios criados durante a Residência com crianças CABANINHA, em julho e Agosto de 2020. Um jeito que descobrimos de continuar criando, ensinando e compartilhando invenções junto com as  crianças.

Você é feito de quê? Essa é a pergunta que não quer calar no trabalho da Balangandança Cia.. Curiosos com a relação entre corpo, natureza, imaginário e ludicidade, temos nos debruçado nisso há pelo menos 5 anos.  E foi essa pergunta que  deu o pontapé inicial para o CABANINHA. Era para ser “ao vivo”, mas  aconteceu on line:  encontros preciosos entre nós da companhia e crianças de 7 a 10) anos, recheados de conversas,  danças e cabanas, num vaivém de descobertas e  criação de vínculos reais!

E você aí, é feito de quê?

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

 

Ficha técnica:

Direção geral: Georgia Lengos
Concepção e criação: Alexandre Medeiros, Clara Gouvêa, Ciro Godoy, Jean Salustiano
Edição  de imagem e finalização de vídeo: Paulo Plá
Com a gente: Isabel Monteiro e Rodrigo Fidelis

Feito de quê? foi realizado no projeto “Feito de que? Corpo, o espaço que habito” da Balangandança Cia. contemplado pelo 26o Edital do Programa de Fomento à Dança da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo.

SOBRE A COMPANHIA:

A Balangandança Cia.  desenvolve há 24 anos um trabalho pioneiro e continuado de pesquisa em dança voltado para crianças de todas as idades. Pensa, brinca e cria para desenvolver uma linguagem corporal e cênica articulada com propostas educacionais, unindo conhecimentos diversos sobre o movimento, a arte, a emoção.

A Cia. premiada diversas vezes também compartilha seu trabalho com o propósito de estimular a reflexão sobre o assunto e fomentar a produção artística na área através de ações como a realização de fóruns, seminários, publicações, blogs, oficinas para crianças e formação de educadores.

Duração: 11 minutos


Artesãos na nuvem

 PERFORMANCE DUPLA – espetáculo

Cia. Artesãos do Corpo
(São Paulo-SP)

22/06 (terça-feira) – 15h-15h20
26/06 (sábado) – 14h30-14h50

link do evento

Todos os integrantes da Cia Artesãos do Corpo adoram contemplar o céu. Estrelas, planetas, constelações, pássaros, avião, borboletas, nuvens, enfim tudo que habita a imensidão azul e que nos faz sonhar e imaginar. Em tempos obscuros olhar para o céu nos conforta, nos faz respirar e ter esperanças em tempos menos cruéis. Nessa brincadeira em vídeo vamos nos inspirar nas NUVENS e nas paisagens criadas por elas no céu que hoje nos é permitido enxergar, seja através de uma janela, na laje, no quintal, na praia, no meio do mato…

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

Ficha técnica:

Direção: Mirtes Calheiros
Elenco: Dawn Fleming, Ederson Lopes, Fany Froberville, Hiro Okita, Leandro Antonio, Marcelo Catelan e Mirtes Calheiros.

Duração: 20 minutos


Nuvens Raios e Trovões

 PERFORMANCE DUPLA – palestra

Eder Canalle
(São Paulo-SP)

22/06 (terça-feira) – 15h20-16h20
26/06 (sábado) – 14h50-15h50

link do evento

Os fenômenos da Natureza que acontecem no céu são muito interessantes e às vezes podemos ver da nossa própria janela!

Você já admirou a chuva da janela? Ou mesmo tomou um banho de chuva?

E de onde será que vem aquelas nuvens enormes? Mas será que são enormes mesmo?

Eu aposto que existem vários formatos de nuvens, ou mesmo vários tipos. A gente até consegue imaginar muitos desenhos nelas.

Eu adoro quando forma um arco íris no fim de uma tempestade, mas também, tenho muito medo de raios e trovões, que fazem um barulho bem grande e iluminam o céu. Você acha que devemos ter tanto medo assim?

A boa notícia é que iremos conversar com o professor Eder Canalle, que vai falar de tudo isso com a gente.

Venha participar com a gente!

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

 

sobre o artista:

Eder Ricardo Canalle é Professor de Astronomia, Palestrante e Divulgador científico. Lecionou Astronomia na Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo e no Planetário do Ibirapuera, ministrando dezenas de cursos e palestras além de centenas de sessões ao vivo.

Trabalhou em instituições de ensino de Astronomia e prestou assessoria em Astronomia para rede Record de Televisão. Atualmente é Coordenador Pedagógico e Professor no Projeto Astronomia no Verde, do qual é fundador.

Duração: 60 minutos


Geração Dança – workshop de dança e movimento

OFICINA

CiM – Companhia de Dança / Ana Rita Barata & Mara Pacheco  
(Portugal)

19/06 (sábado) – 14h-15h

inscrições aqui

vagas: 20 alunos

Workshop de dança, movimento e expressão artística dirigidas a crianças e jovens. Através da improvisação como ferramenta, vamos explorar o movimento do corpo, acordar o corpo, o eu, e o espaço. Uma viagem de energia, com muitas cores e movimentos a descobrir, ultrapassando o ecrã e com isso voar ao infinito mais além dos limites.

Professoras:  Ana Rita Barata e Mara Pacheco (CiM – Companhia de Dança)

Publico alvo: crianças e jovens de 6 a 16 anos

SOBRE O GRUPO

CIM – COMPANHIA DE DANÇA Criada em 2007 pela VOARTE, tem vindo a promover uma abordagem pioneira da criação artística face à inclusão, através da dança e imagem. A CiM procura a diversidade de caminhos e um constante enriquecimento através de experiências, onde a multidisciplinaridade surge como impulso de novos métodos e respostas à produção e exploração artísticas.


Festival Animashadow

MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA – ANIMAÇÕES

21/06 (segunda-feira) – 15h-15h30

link do evento

Sessões de filmes de animação, que exploram o corpo através da geometria da dança, onde a comédia, o espirito animal e o toque físico são realçados numa época em que nos encontramos privados de tais sensações.

exibição no Canal do Youtube da Cia. Artesãos do Corpo

Duração: 30 minutos